31/12/2021 às 18:57 respostas

APOLS

1305
4min de leitura


Olá, trouxe algumas perguntas e respostas sobre apols.

Questão 1/10 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial

Considere o seguinte investimento de cinco anos, calculado com uma taxa de atratividade de 10% ao ano.

[...]

Analise as asserções abaixo:

I. Em uma lógica de decisão por seleção, esse investimento seria escolhido

PORQUE

II. Um VPL maior que zero indica, em geral, um projeto aceitável.

RESPOSTA CORRETA

[C]As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I

Questão 2/10 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial

Após os erros contábeis da gestão passada, a CVC cogita pedir o ressarcimento de bônus e ações de ex-diretores. A companhia recomendou, na última sexta-feira (26), que os acionistas aprovem a arbitragem para a devolução dos recursos, em Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 27 de abril. A iniciativa da CVC seria inédita no mundo corporativo brasileiro, uma vez que companhias nacionais costumam evitar conflitos desta natureza. Após a conclusão da perícia acerca da fraude detectada, a operadora de turismo mira quatro ex-executivos — entre eles o ex-CEO e ex-presidente do Conselho, Eduardo Falco.

Considerando as consequências de atitudes antiéticas na elaboração de orçamentos empresariais, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) a depender das regras de premiação de executivos e diretores, é possível que o orçamento seja montado para melhorar os bônus, e não os resultados da empresa

( ) é possível que decisões questionáveis em um departamento seja tomada mesmo que não haja benefício pessoal do gestor, que busca apenas o reconhecimento na empresa.

( ) resultados projetados podem ser forjados com objetivo de alterar o curso natural do processo orçamentário da empresa

( ) é comum as empresas cobrarem de seus executivos por prejuízos causados por práticas orçamentárias antiéticas

RESPOSTA CORRETA

[E]V, V, V, F

Questão 3/10 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial

A despeito do crescimento médio baixo da economia nos últimos anos, muitas empresas prosperaram e se deixaram levar pela euforia com estrutura administrativa inchada, funcionários em excesso e atividades desnecessárias. Portanto, não é de todo errado assumir que eventuais gastos poderiam ter sido evitados ou que poderiam ser cortados no atual momento. Em outras palavras, existem atividades que não geram valor ou existem atividades para as quais há ou houve falta de análise de custo vs. benefício. Ou ainda, funções criadas em determinado momento, em que de fato eram necessárias, podem hoje já não serem justificadas do ponto de vista “custo x benefício”. (SUSTENTARE ESCOLA DE NEGOCIOS, 2015).


 O orçamento base zero contribui com a eficiência administrativa ao:

I. evitar carregar erros do passado para o novo orçamento.

II. aumentar a eficiência do processo de elaboração orçamentária.

III. facilitar a constatação de volumes de atividades e valores despendidos.

RESPOSTA CORRETA

[A]Apenas I

Questão 4/10 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial

A decisão ocorre sempre que nos deparamos com cursos alternativos de comportamento, ou seja, quando podemos fazer algo de duas ou mais formas diferentes. Essa encruzilhada de alternativas conduz à decisão. Quando só existe uma única maneira para fazer as coisas, não há decisão a tomar. Assim, a decisão é a escolha frente a várias alternativas de ação ou estratégias diversas. Decisão envolve sempre opção e escolha. (Portal Educação, 2021)


Classifique as decisões abaixo de acordo com o tipo de processo decisório aplicado:

  1. Decisão de seleção
  2. Decisão de preferência

( ) A empresa opta, entre dois tipos de equipamentos, pela escolha daquele que é mais eficiente.


( ) A empresa compra do fornecedor que é capaz de entregar no prazo necessário.


( ) O diretor escolhe o melhor entre três possíveis negócios a serem fechados.


( ) O diretor fecha a compra que cabe no orçamento de que dispõe.

A sequência correta é: 

[D]2, 1, 2, 1

Questão 5/10 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial

O orçamento é “[...] um plano de ação futuro da administração para determinado período” [LUNKES, 2009], abrangendo tanto aspectos financeiros quanto aspectos não financeiros, e funcionando como direcionamento a ser seguido por uma organização em períodos vindouros. Como uma atividade ligada ao planejamento, execução e controle nas organizações, o orçamento apresenta uma série de vantagens, entre elas, a exigência de definição prévia de objetivos, diretrizes e políticas de desempenho; a indução da comunicação, integração e participação ao longo de toda a organização; foco no futuro por parte dos colaboradores; formação de uma estrutura com atribuições de responsabilidade; promoção de visão sistêmica; aumento da coordenação e controle das atividades entre outras (LYRIO, 2014)


 Entre os efeitos da prática de orçamentos nas empresas, incluem-se:


I. a existência de padrões de desempenho para a avaliação do desempenho das operações da empresa.


II. as decisões estratégicas dos departamentos da empresa ganham coerência entre si, com todos trabalhado de forma mais alinhada.


III. redução do volume de despesas

RESPOSTA CORRETA

[B] I e II




31 Dez 2021

APOLS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ANALISE DE PROJETOS E ORÇAMENTOS